domingo, 28 de fevereiro de 2010

Memória Lo-Fi

Quem ainda pensa nos irmãos Mario quando fala de videogame certamente vem perdendo o movimento mais interessante da mídia de entretenimento desse século (até agora, claro). Na noite passada, me deparei com esse trailer de "Kane & Lynch 2: Dog Days":


(Para ver o trailer na janela certa, é só dar uma olhada aqui)

Nada estranho? Cadê o jogo? Como ele é, e como o jogador interage nele? De fato, o trailer nem pode ser mesmo considerado trailer, mas um "teaser"; e o que esse teaser vende é só o aspecto cinemático do jogo. Ele vende só o filme dentro do jogo - e quem não acompanha videogames talvez não tenha idéia do quanto isso vem significando cada vez mais dentro não só da indústria do entretenimento mas até da arte em geral.


Outra coisa: parece contraditório que, à medida em que a tecnologia vem garantindo cada vez mais resolução e mais poder de processamento, seus produtos vêm perseguindo estéticas que remetem às tecnologias do passado. O eixo narrativo de Kane, aqui do trailer, é representado com a estética da Mini-DV, que até há muito pouco tempo era o formato-chave da produção amadora, com pixels aparentes, baixo constraste e grande mobilidade da câmera. Os níveis do áudio da "gravação" estouram a cada tiro disparado. De fato, me lembra a produção de filmes digitais de Michael Mann (o Kane & Lynch original já guardava alguma semelhança com "Fogo Contra Fogo").

Mais importante, o eixo de Kane parece ser ocorrido no passado. E não é de hoje que o cinema (e agora, o videogame) vem utilizando o recurso para diferenciar eixos narrativos diferentes, principalmente aqueles que se referem ao passado. Essa linguagem sugere que a imagem que se forma na cabeça ao lembrarmos do passado é uma imagem lo-fi, com a técnica e a estética do passado. É como se lembrássemos de um filme ocorrido em determinada época, não da experiência real.

Não é mesmo sintomático de um mundo que vem cada vez mais intermediando as experiências de vida através da imagem eletrônica?

Nenhum comentário: