quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Mea Culpa

A Arquidiocese do Rio de Janeiro está processando a Columbia Pictures por mostrar o Cristo Redentor ruindo no filme "2012", de Roland Emmerich. Ela alega o uso indevido de imagem, já que o Cristo se despedaçando seria uma deturpação da fé católica.

Bobagem - ou melhor, bobagens. A primeira está na implicação estapafúrdia da "fé deturpada", uma vez que no filme a destruição do Cristo não tem qualquer implicação religiosa. A segunda, e que funciona como mais um atestado de anacronismo da Igreja Católica, é que a Igreja reclama um direito sobre o uso da imagem do Cristo como se ela fosse a detentora dessa propriedade. Pode até haver algum papel escrito e assinado comprovando essa propriedade, mas não tenho a menor dúvida de que tanto Jesus Cristo é do mundo, quanto o Cristo Redentor é do Brasil - e nenhum dos dois é "da Igreja". E quem está falando aqui é um agnóstico convicto.

Que seja. Na melhor das hipóteses, para a Arquidiocese, a Columbia solta um "mea culpa" e continua recebendo alegremente os royalties do filme - pelos menos o que ainda não foi baixado da internet ou vendido no camelô...

Mais um pouco aqui.

Um comentário: